Os pallets tratados termicamente ou pela fumigação são carimbados com uma certificação que reduz a chance de o envio ser retido na alfândega.
Agora, quase todas as alfândegas verificarão os paletes dos produtos de remessa ao importar para seus países. Eles devem encontrar a marca IPPC no palete ou ocorrer um problema. O que significa ippc em um palete de madeira?
Aplica-se apenas a materiais de embalagem de madeira (coníferos e não coníferos) fabricados com produtos de madeira maciça não fabricada (madeira compensada, OSB etc.) ou ondulados quando utilizados no comércio internacional. A norma internacional não se aplica ao material de embalagem de madeira fabricado exclusivamente para uso doméstico.
O que é IPPC?
IPPC é a abreviação de International Plant Protection Convention. Eles desenvolveram um padrão para embalagens de madeira em negócios internacionais, chamado ISPM-15.
Quais métodos de tratamento serão aceitáveis pelo ISPM-15?
O padrão IPPC (ISPM-15) permite dois métodos de tratamento – tratamento térmico e fumigação com brometo de metila. O tratamento térmico provavelmente se tornará o método mais popular devido a preocupações ambientais causadas pelo brometo de metila usado para fumigar as embalagens. O padrão exige que o material tratado termicamente seja aquecido a 56 graus Celsius por 30 minutos. Isso pode ser alcançado usando um forno seco ou qualquer outra câmara / dispositivo de tratamento térmico aprovado.
O que é coberto por este padrão global?
material de embalagem de madeira macia ou madeira dura, como paletes, sacolas, caixas, cunhas, suspensórios, munições, artigos de madeira não processados e similares. Esses itens feitos de madeira manufaturada (ou seja, madeira compensada, placa de aparas, papelão criado com cola, calor e pressão ou uma combinação dos mesmos) não estão incluídos.
Quais são os componentes de uma marca completa?
Uma marca de amostra da US pallet
O ISPM 15 tem orientações sobre 4 componentes específicos para a rotulagem de embalagens de madeira.
Marca IPPC
A orientação sobre o símbolo é que ele deve ser registrado de acordo com procedimentos nacionais, regionais ou internacionais. Ele também deve se parecer com o símbolo fornecido abaixo.
Código do país (EUA)
O código do país deve ser o formato da Organização Internacional de Normas (ISO) de dois dígitos, por exemplo, EUA para os Estados Unidos, AU para Austrália, RO para Romênia e CN para China. Também deve ser separado do código do produtor / provedor de tratamento usando um hífen.
Código produtor / prestador de tratamento
O código de tratamento é único e é fornecido pela ONPF e fornecido ao produtor do material de embalagem de madeira ou fornecedor de tratamento que colocará as marcas no material de embalagem de madeira.
Código de tratamento
O código de tratamento é uma abreviação para tratamento térmico (HT) ou brometo de metila (MB). A imagem acima mostra um código de tratamento de ‘HT’ e onde deve ser colocado.
“Normas Internacionais para Medidas Fitossanitárias No. 15” (ISPM-15) foi criado pela Convenção Internacional de Proteção de Plantas (IPPC) para tratar do transporte internacional de materiais de madeira maciça potencialmente contaminados. Seu principal objetivo é impedir a propagação de insetos e doenças que possam ter um impacto negativo nas plantas e nos ecossistemas, como resultado das embalagens de madeira maciça utilizadas no transporte internacional de mercadorias. O padrão abrange embarcações, aeronaves, veículos, contêineres, áreas de armazenamento, solo e outros materiais e objetos que podem se espalhar e abrigar pragas.
A compreensão dos requisitos de tratamento para embalagens de madeira maciça, como paletes e embalagens de madeira, incluindo unidades recicladas ou recondicionadas, pode evitar o inconveniente e o custo de ter sua remessa em quarentena nos portos internacionais de entrada.
Produtos aplicáveis e isentos de acordo com o ISPM-15
ISPM-15 é aplicável à madeira; materiais de embalagem de madeira, como estufas, engradados, molinetes, coleiras e paletes; e outros itens de madeira, como órtese.
Os produtos isentos do padrão incluem materiais alternativos, como plástico, papel, metal e produtos de madeira projetada, como compensado, cartão duro e placa de fio orientado. Observe também que as remessas que ocorrem dentro de um país estão isentas do ISPM-15.
O ISPM-15 é aplicável apenas aos países que aderem às diretrizes do IPPC.
Requisitos do ISPM-15
De acordo com o ISPM-15, todos os materiais de madeira maciça e de madeira (WPM) com mais de 6 mm de espessura usados para exportação, como paletes de madeira, estufagem e engradado, devem ser tratados. No processo de tratamento térmico, o WPM deve ser aquecido até que sua temperatura interna atinja 56 graus Celsius ou mais por 30 minutos. É considerada a maneira mais eficaz e ecológica de destruir pragas nocivas contidas na madeira.
Como a fumigação se torna uma opção de tratamento menos popular, outras como aquecimento dielétrico ou por microondas, além de vapor e aspiração, estão sendo consideradas possíveis soluções. No entanto, no geral, o tratamento térmico continua a ser a prática da indústria.
Depois de tratada, a madeira é carimbada ou marcada com a marca IPPC reconhecida internacionalmente. O método de tratamento usado e o país de origem do WPM também são indicados pela marca.
Para garantir a conformidade com o programa ISPM-15, os participantes devem trabalhar com uma agência de inspeção terceirizada aprovada.
Serviços de conformidade com ISPM-15
Existem organizações que ajudam as empresas a garantir que suas embalagens de madeira usadas em remessas de exportação atendam aos regulamentos atuais da ISPM-15. Essas organizações podem fornecer serviços de inspeção e informações de regulamentação, bem como listagens para conectar as pessoas do setor.
A NEMLA (Northeastern Lumber Manufacturer’s Association) oferece esses serviços a empresas que exigem certificação, verificação e carimbo do ISPM-15 de embalagens de madeira usadas em remessas de exportação. A NELMA fornece inspeções de controle de qualidade e conformidade de classificação de madeira desde 1933. Seu site inclui um diretório para localização de fornecedores, atacadistas, fábricas e produtos e serviços; uma biblioteca de recursos de informação; e uma lista de programas de inspeção.
A Organização de Caixas de Madeira (OMA) é um recurso que fornece listagens nacionais e internacionais de empresas envolvidas na fabricação, fornecimento e transporte de remessas de madeira para exportação. Além de fornecer informações sobre serviços de inspeção, a OMA instrui as empresas sobre os regulamentos atuais, bem como os procedimentos compatíveis de engradamento para remessas domésticas e internacionais.
ISPM-15 e Estados Unidos e Canadá
Tanto o Canadá quanto os Estados Unidos são membros do IPPC e adotaram os regulamentos ISPM-15 para manter as obrigações internacionais. Portanto, remessas internacionais ou qualquer outro transporte de WPM para outros países devem ser tratados e marcados com a marca IPPC. No entanto, paletes, caixas ou qualquer outro WPM enviado entre o Canadá e os Estados Unidos estão isentos do padrão.
VISÃO GERAL DO ISPM 15 REQUISITOS PARA A INDÚSTRIA DE EMBALAGENS DE MADEIRAAs empresas norte-americanas estão preocupadas com o fato de que, em algum momento, o ISPM-15 provavelmente entre em vigor para movimentos transfronteiriços de paletes nos EUA e Canadá. Embora se previsse que a isenção seria dispensada em 2016 ou 2017, o cronograma para a promulgação do ISPM-15 entre o Canadá e os Estados Unidos continua incerto.